O Conselho tutelar é um órgão municipal destinado a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, sendo sua competência e organização prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Foram realizados de janeiro a julho de 2017, média de 900 casos de atendimento.
As despesas com a manutenção do Conselho Tutelar são custeadas pela Prefeitura Municipal (Recurso Próprio). Aproximadamente 20 mil reais mensal.

A Unidade de Acolhimento Institucional - UAI tem como objetivo receber e atender temporariamente crianças de 0 meses a 18 anos de idade incompletos, que se encontre em situação de risco social, advindos de maus tratos, exploração, violência, discriminação, destituição do poder familiar, dentre outros, ofertando moradia, alimentação, higienização, educação e convivência para as crianças.

DOWNLOAD

A intervenção solidária é um serviço prestado á comunidade através de mobilização, juntamente com a sociedade civil, no que diz respeito a mediação de algumas situações adversas em ocorrências de acidentes por qualquer natureza, visando proporcionar as vítimas envolvidas, atendimento psicossocial.

É uma unidade pública estatal, responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate da família, e dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

DOWNLOAD

A Guarda Mirim é um programa municipal instituído pela lei 2.385 de 11 de Dezembro de 2013, que atende adolescentes de ambos os sexos, em idade compreendida entre 14 e 18 anos (incompletos), matriculados em estabelecimento de ensino regular. Com o objetivo de formar adolescentes para o exercício de plena cidadania. Obedecendo o ECA – Estatuto da Criança e adolescentes. Atualmente são inseridos no programa 85 adolescentes de ambos os sexos, que prestam serviços como aprendiz ou jovem trabalhador. Com um custo anual de aproximadamente 553 mil reais para o município.

Subcategorias

Página 1 de 2

Prefeitura Municipal de Salinas - Praça Procópio Cardoso de Araújo, 07, Centro - Salinas/MG. CEP: 39560-000.