PREFEITURA REALIZA DIA D DE COMBATE À DENGUE

IMG 0906

A Prefeitura Municipal de Salinas realizou nesta terça-feira (07), por meio do Decreto nº 8.390/2019, o Dia D de combate à dengue. O decreto considera a “necessidade de atividades de maior envergadura para apoiar as ações da Secretaria Municipal de Saúde no combate ao mosquito transmissor". A atividade envolveu todo o funcionalismo público do Órgão Executivo Municipal, além de professores e alunos do turno matutino da Escola Estadual Dr. Osvaldo Prediliano Santana.

A Secretária Municipal de Saúde, Marlúcia Maia, pontuou o trabalho desenvolvido com o objetivo de recolher das residências materiais que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, levando também educação em saúde para os moradores dos bairros circunvizinhos. “Contamos com a importante parceria de todas as secretarias municipais e dos alunos do 'Prediliano', que deram um belo exemplo, levando conhecimento e ações positivas".

De acordo com Coordenador de Vigilância em Saúde, Cláudio Barbosa, os sete bairros escolhidos (São Miguel, Sílvio Santiago, Industrial, Santo Antônio, Floresta, Vila Canaã) seguiram o critério de nível de contaminação, totalizando 212 quarteirões. “A dengue deve ser combatida por meio da mobilização social, agora, definiremos novos bairros para realizar intervenções e atacar a dengue em todo o Município”.

IMG 0865

Cristiane Marques, Diretora da E. E. Dr. Osvaldo Prediliano Santana, destacou que esta foi uma experiência ímpar, de grande aprendizado, especialmente aos alunos. "Este é o jeito ‘Predi’ de ser, de agir na prática, de contribuir na formação de cidadãos de bem, participativos na sociedade”.

Viviany Teixeira, 9º ano do ensino fundamental, considerou a experiência muito importante, pois além de "visitar residências, foi possível contribuir no combate à dengue removendo materiais que pudessem ser foco da dengue".

Para Breno Santos e Gabriel Dias, 3º ano do ensino médio, pode-se perceber, em visita aos bairros que a cidade apresenta muitas residências com focos de dengue, por isso, "temos que nos conscientizar quanto ao descarte correto do lixo para que não acumule água e desenvolvam a  dengue”.

IMG 0925

ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas

Prefeitura Municipal de Salinas - Praça Procópio Cardoso de Araújo, 07, Centro - Salinas/MG. CEP: 39560-000.