HMOPS RECEBE A VISITA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE DEFESA DA SAÚDE

WhatsApp Image 2019 04 05 at 13.22.39 2

Com o objetivo de conhecer a estrutura física e as condições de atendimento à população, o promotor de Justiça, Jorge Victor Cunha Barretto da Silva, visitou o Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, 100% SUS, na manhã de ontem (05). Acompanharam a visita a Analista de Saúde Pública, Katheryne Tolentino, a Secretária Municipal de Saúde, Marlúcia Maia, a Diretora do HMOPS, Lúcia Lima, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hermínio Brito, o Presidente da Fundação Dilson Godinho, Dr. Dilson Godinho e membros do corpo técnico da unidade.

Após a visita, o representante do MPMG/Montes Claros, responsável pela área de Defesa da Saúde, definiu pontos estruturantes a serem considerados pelos gestores do HMOPS e ao governo municipal, representado pelo Vice-Prefeito Municipal, Heli Durães, em planos de trabalho. Destacou também a efetividade da unidade hospitalar, que “teve um avanço significativo de 2016 até hoje, sendo este um hospital de destaque no Município, com uma gestão efetiva”.

WhatsApp Image 2019 04 05 at 13.22.39

Os respectivos gestores apresentaram dados acerca da atual capacidade de atendimento da instituição, bem como os serviços disponíveis e o balanço do desenvolvimento da unidade nos últimos anos.

SUS EM SALINAS -
Salinas tem uma população de cerca de 41.394 habitantes. Com relação ao SUS, o Hospital Municipal, atende 100% ao sistema de saúde, contendo 52 leitos e 01 Unidade de Pronto Atendimento Ampliada. O Município atua com 17 equipes de Saúde da Família, 09 Equipes de Saúde Bucal, 01 Farmácia de Minas, 02 NASF, 01 CAPS i, 01 CAPS II, 01 CEO tipo II, além de equipes de Vigilância em Saúde, 01 polo de Academia da Saúde, 01 Centro de Reabilitação, 01 equipe EMP e EMAD do Programa Saúde em Casa, 01 Consórcio CINES, 01 Terapia Renal Substitutiva - TRS e 01 SAMU.

PACTOS DE SAÚDE - Salinas é responsável diretamente pelo Polo de região de saúde para 07 Municípios da média complexidade, com uma população descrita de 89 mil. O Município é referência para 26 cidades, conforme Plano de Pactuação Integrado, além de ser referência para o Serviço de Terapia Renal Substitutiva (TRS) e Caps Infantil para 16 Municípios, com uma população descrita de 203.294 mil habitantes.

AVANÇOS NA GESTÃO

• Implantação do Programa Melhor em Casa
  • Ativação do Polo da Academia da Saúde
  • Ampliação dos serviços de Saúde Bucal de seis para nove equipes.
  • Habilitação de mais uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, totalizando duas equipes.
  • Ampliação das equipes de Saúde da Família de 13 para 17.
  • Celebração de contrato de rateio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do entorno de Salinas - CISNES, reativando os atendimentos. 2.514 pessoas assistidas pelo serviço.
  • Redução de transferencias de pacientes para outros Municípios.
  • Adesão ao Programa Saúde na Escola, com 100% de cobertura das escolas municipais e estaduais.
  • Resgate do Centro de Especialidades Odontológicas
  • Conclusão Ala da Maternidade
  • Conclusão Ala com Leitos de Saúde Mental
  • Ampliação da Clínica Cirúrgica
  • Ampliação do Serviço de Hemodiálise
  • Implantação CAPS AD
  • Implantação do Serviço de Oncologia Clínica

ASCOM Prefeitura Municipal de Salinas

Prefeitura Municipal de Salinas - Praça Procópio Cardoso de Araújo, 07, Centro - Salinas/MG. CEP: 39560-000.